José Mário Peixoto Santos (Zmário) é educador, artista performático e pesquisador da linguagem artística performance. Mestre em Artes Visuais (Teoria e História da Arte) pelo PPGAV - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes - UFBA.
Referência: http://www.zmarioperformer.blogspot.com.br/
- A sombra dos pilotis, 2011. Festival Performance Arte Brasil - MAM Rio de Janeiro
- Teorias e conceitos bem amarrados (palestra performática), 2007-11.
- Fluorescência Z1M1, 2009-13
O artista utilizará água e sabão antibacteriano para lavar as mãos de maneira obsessiva e compulsiva nos sanitários públicos e fontes do centro da cidade enquanto cria uma coreografia no ritmo de música eletrônica (Ma House, DJ Fernando Ribeiro). A ação faz referência não somente à Influenza H1N1, mas de maneira geral aos medos, fobias e ansiedades tão comuns na sociedade contemporânea. Ao término da ação, algumas imagens serão editadas/transformadas em cores fluorescentes e lançadas na rede mundial de computadores como um “vírus imaginário” que, em tempos de pavor e mortes anunciadas, poderá contaminar a todos com leveza e bom humor.
"Fluorescência Z1M1", 2013.
Performance integrante da Mostra Casa Aberta, Vivadança Festival Internacional 2013.
Passeio Público, Teatro Vila Velha.
Salvador, Bahia, Brasil.
Curadoria geral: Cristina Castro.
Set "Ma House", DJ Fernando Ribeiro:
Vivadança:
Registros: Arthur Scovino.
![]() |
Mostra OSSO Coletivo de Performance Urbanas. Série: Praças. (2009) Registro: Tuti Minervino http://www.zmarioperformer.blogspot.com.br/ |
Nenhum comentário:
Postar um comentário