quarta-feira, 10 de junho de 2015

Práticas de (Des) (Re) Construção Corporal: laboratório de criação em performance

Professora: Sandra Bonomini
Horário: 18h30 às 20h30
Sala: E
Período: 20 a 28/jul
Valor da Mensalidade: R$250 / R$230 (alunos e ex-alunos FAV / EAV)
Release do Curso: O Laboratório intensivo de criação e experimentação em performance visa ser, em primeiro lugar, um espaço de troca artística e energética no qual os participantes serão motivados, “provocados” a desenvolver seu próprio processo criativo colocando o corpo como principal veículo de trabalho. Mais perto da apresentação do que da representação, põe-se em questão a condição de híbrido do sujeito, o corpo político, o corpo social e o corpo “outro” do performer-ser humano. Através de exercícios e práticas – individuais e coletivas – iremos explorar a relação com o tempo, o espaço, o objeto e o outro na performance.
A arte da Perfomance surge aqui como aquela linguagem sem fronteira definida, que permeia-se na vida cotidiana indiscutivelmente, então possibilita a reinvenção, a reconstrução simbólica de fatos, da memória que se faz presente através da ação e da nossa própria identidade quantas vezes for necessário. Conceitos como Site Specific, Intervenção urbana e Instalação de um lado, e do outro Performatividade do gênero* e Corpo Decolonial** serão discutidos durante o laboratório com o intuito de gerar possíveis respostas ou mais perguntas sobre o nosso fazer artístico contemporâneo.
Brevemente, vamos rever o trabalho de alguns artistas de performance da América Latina cujos interesses dialogam com os tópicos deste laboratório. Para finalizar o encontro e valorizando mais o processo em constante devir, no último dia abriremos as portas para compartilhar um pouco do que foi “gestado”.
[*] Constitui um dos conceitos centrais na obra da filósofa estadunidense Judith Butler e refere-se, resumidamente, a como o gênero é constituido por atos de repetição estilizada.
[**] Figura trabalhada na minha monografía de conclusão de curso de Pós-graduação em Movimento e Ação: Arte da Performance, pela Faculdade Angel Vianna.
Público-alvo: bailarinos, atores, performers, artistas de outras áreas e pessoas interessadas no trabalho e processo de criação
Número máximo de participantes: 20
CV breve da Professora:
Atriz-bailarina, criadora e performer peruana. Pós-graduada (Lato Sensu) em Movimento e Ação: Arte da Performance, pela Escola e Faculdade de Dança Angel Vianna, e formada em Artes Cênicas pela Pontifícia Universidade Católica do Peru (PUCP). Complementou sua formação com estudos em Dança Contemporânea desde 2003 nas escolas Pata de Cabra (Lima) e Andanzas (PUCP), dirigidas pela bailarina, pesquisadora e coreógrafa peruana Mirella Carbone. Fez oficinas e workshops dentro e fora do Peru, sendo os principais: “O trabalho pessoal do ator”, conduzido pela atriz Geddy Aniksdal (Companhia de Teatro Grenland Friteater (Noruega)); “Bodyweather and Butoh”, conduzido pelo coreógrafo e diretor Stuart Lynch (UK), no PIT (Porsgrunn International Theater Festival (Noruega)); “Cuerpo – Acción / Corpo – Ação”, conduzido pela artista e performer Violeta Luna (México), no Festival Internacional de Mulheres Criadoras (Magdalena Project), organizado pelo Grupo Cultural Yuyachkani (Lima (Peru)). É co-criadora da Estação Experimental (plataforma de criação e pesquisa em performance e linguagens artísticas híbridas) junto com outros artistas brasileiros desde outubro de 2013. Atualmente, desenvolve uma pesquisa pessoal teórica/prática, na qual relaciona Identidad(es), gênero(s), corpo híbrido e a performance contemporânea na América Latina.
Seu trabalho já foi apresentado em diferentes encontros, festivais, mostras, seminários e ocupações no Brasil (nas cidades de Belo Horizonte (MG), Tiradentes (MG), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Natal (RN)) e no exterior (Lima (Peru), Nova Iorque (EUA), Berlim e Colônia (Alemanha).
Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário