segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Política do Impossível

"Coletivo PI - Política do Impossível - O coletivo PI é um grupo de artistas educadores que trabalham na intersecção entre arte, política e educação. O PI neste projeto: Beatriz Falleiros Carvalho Cibele Lucena Daniel Lima Eduardo Consoni Jerusa Messina Joana Zatz Luciana Costa Mariana Cavalcante Rafael Leona 

CARTOGRAFIA POLÍTICA DA AÇÃO COMUM
Supervisão pedagógica da formação inicial do Programa Jovens
Urbanos/Cenpec
Coletivo PI - Política do Impossível 
Junho e julho de 2007

1) D E S F R A G M E N TA R A A Ç Ã O : da experiência de educação ilhada em cada sujeito para um campo comum, entrelaçado de experiências

Uma das preocupações mais persistentes para nós do grupo PI é o reconhecimento e a construção do sentido de grupalidade: o encontro com o “comum” e a busca, a partir daí, de sua proliferação em ações autônomas que possam eventualmente se desenvolver. 
Estabelecer laços sociais, em uma atualidade que cada vez mais fragmenta a vida e perde o sentido de “ser” coletivamente, se torna aqui fundamento e objetivo ao mesmo tempo. Para o desenvolvimento destas relações procuramos criar vínculos que permitam a cada sujeito envolvido “estar de corpo inteiro”, tomados por seus desejos e urgências, trazendo à tona a soma de conflitos macro e micro políticos que compõem cada subjetividade.
 É neste ponto que, para nós, a construção de uma “ Cartografia Política da Ação Comum” - partindo do mapa de São Paulo - pode subverter uma situação de representação estática, imagem internalizada por todos, difícil de romper; pode subverter um “comum habitual, dado”, tornando-se um terreno fértil de “imersão no comum construído, experienciado, vivido”. 
A possibilidade de estabelecer grupos de trabalho que já não sejam amontoados institucionais - onde as hierarquias e a falta de afetação regem as relações - para ir cada vez mais aproximando-se do sentido de grupo, acontece na horizontalidade desta construção do comum, como base para a ação e a criação."

Continuar lendo (pdf)

Nenhum comentário:

Postar um comentário